AEPGA

 

Tese sobre parâmetros genéticos na Raça Asinina de Miranda

A manutenção de uma raça autóctone compreende um registo dos animais reprodutores e dos nascimentos no Livro Genealógico da raça bem como as suas características. As provas morfofuncionais são avaliações feitas a diferentes características funcionais e morfológicos de um animal, como por exemplo a cabeça, a pelagem ou os andamentos, permitindo comparar os resultados de cada indivíduo com o Padrão da Raça, isto é, com as características desejáveis específicas de uma raça. De modo a garantir a manutenção adequada da Raça Asinina de Miranda, é importante que os animais reprodutores sejam avaliados consoante estas provas. Contudo, não só os parâmetros fenotípicos, ou seja, os observáveis, são importantes na selecção animal, mas também os parâmetros genéticos.

O estudante João Pedro Duque fez na AEPGA o seu estágio final de mestrado em Engenharia Zootécnica - Produção Animal, pela Universidade de Lisboa, e dedicou-se a estimar os parâmetros genéticos que estão relacionados com as características morfofuncionais avaliadas nos burros da Raça Asinina de Miranda. Este estudo é importante por permitir aos criadores terem acesso a mais informações sobre os animais, facilitando assim a escolha dos reprodutores e agilizando a seleção para determinadas características.

Estudos como este são importantes para a manutenção e valorização da raça, e por isso agradecemos ao João a sua dedicação e empenho neste trabalho.
Pode consultar esta Tese no nosso repositório aqui: 
https://www.aepga.pt/area/repositorio/teses/