AEPGA

 

Trabalho de Campo - 2 dias, 6 aldeias, 17 animais avaliados

O Trabalho de Campo que realizamos juntos dos criadores constitui uma parte muito importante do nosso contributo para o bem-estar animal.

Nos dias 31 de Julho e 2 de Agosto, uma equipa constituída por Joana Braga (Técnica) e Manuel Campião (Ferrador) visitou criadores em Macedo de Cavaleiros (aldeia de Argana), Vinhais (aldeias de Ervedosa, Rio de Fornos, Moimenta), Bragança (aldeia de Quintanilha) e Vimioso (aldeia de Santulhão). Ao todo, foram avaliados durante estes 2 dias, 17 animais (1 mula, 1 pónei e 15 asininos).

Para além de aparar os cascos a 13 animais, a equipa realizou 14 inquéritos no âmbito do projecto Awin (Animal Welfare Indicators) com o objetivo de perceber a sensibilidade e a opinião dos criadores e proprietários ligados à produção e criação de equídeos.

No geral, todos os criadores e proprietários demonstraram preocupação com o bem-estar dos seus animais. A grande maioria dos animais avaliados apresentava uma boa qualidade de vida, com acesso permanente a água e comida. Todos eles tinham um abrigo, acesso diário ao pasto e espaço suficiente para exprimir o seu comportamento normal.

A equipa pode ainda comprovar o cuidado e atenção com que os criadores tratavam pequenas feridas para prevenir o aparecimento das feridas de verão (ler mais em: https://www.aepga.pt/noticia/tratamento-de-feridas-no-verao/). Porém, nunca é de mais relembrar que a melhor forma de as prevenir é manter asseado o local onde os burros habitam, retirando as fezes e colocando palha limpa e seca nas camas.