AEPGA

 

"Viagem ao Interior" leva biblioteca ambulante às populações mais isoladas

João Ferreira Oliveira tem percorrido o interior do país a bordo da sua carrinha para levar às populações mais isoladas livros e histórias contadas por si às crianças.

O autor do projeto “Viagem ao Interior” saiu de Lisboa no dia 6 de Maio com a carrinha carregada de livros e espera voltar, um mês depois, sem nenhum para contar a história. Por onde tem passado, tem feito as delícias de miúdos e graúdos.

No dia 15 de Maio, tivemos a sorte de testemunhar o brilho dos olhos das crianças que se juntaram no Parque Ibérico de Natureza e Aventura (PINTA) para conhecer o João. O seu sorriso e a forma como simpaticamente os convidou para folhearem todos os livros existentes na carrinha, deixaram as crianças em êxtase. Entraram, exploraram, escolheram e encheram de livros os alforges do Equador e do Sancho, os dois Burros de Miranda que vivem no Centro de Atividades Lúdico-Pedagógicas (CALP) e que se juntaram ao João como cicerones do evento.

As crianças conduziram os dois burros até ao prado do Pinta e foi lá que, sentados confortavelmente numa manta, ouviram o João contar a história de Platero, um pequeno burro, descrita no livro “Platero e Eu”, de Juan Ramón Jimenez. Depois de uma história veio outra, e mais outra, e ninguém parecia ter vontade de parar.

Talvez por ser jornalista de viagem e escritor de livros para crianças, o João é um exímio contador de histórias. E quis, com este projeto, mostrar a beleza do interior muitas vezes esquecido e desconhecido, levando até às populações mais isoladas um pouco da magia dos livros, de uma forma intimista e descontraída.

O resultado do seu trabalho pode ser seguido no instagram em https://www.instagram.com/viagem_ao_interior/, na Fugas e em quatro pequenos documentários que estarão disponíveis num futuro próximo.

Agora que o João está na reta final da sua viagem, desejamos um ótimo regresso a casa e agradecemos a forma generosa como partilhou aquela manhã de sábado com todos nós.

Fotografias de Cláudia Costa