AEPGA

 

Voluntaria-te: pelo bem-estar animal – Edição de Outubro de 2024

Após uma semana plena de atividades e boa disposição, terminou mais uma edição do programa de voluntariado da AEPGA “Voluntaria-te: pelo Bem-estar Animal”, que decorreu entre os dias 7 e 11 de outubro. Resta-nos agradecer aos voluntários Maria Tavares, Rita Queirós, Daniel Martins e Tiago Mariano pela sua dedicação e carinho para com os burros, e pelas palavras sentidas que nos deixaram nos testemunhos que aqui partilhamos:

"Esta semana que passei na AEPGA enriqueceu-me de diversas formas. Fomos extremamente bem recebidos, o alojamento com todas as condições para o nosso conforto. Todos os membros da associação nos mostraram simpatia e acolhimento, sempre dispostos a providenciar-nos com o que fosse preciso e bom convívio. Aprendemos imenso, tanto a alimentação e maneio dos burros, como também tivemos a oportunidade de auxiliar em cuidados médico veterinários com acompanhamento e esclarecimento de quaisquer dúvidas. No entanto, a aprendizagem que levo é a de viver a vida com calma, experienciar a paz que estes animais transmitem foi sem dúvida terapêutico. Houve tempo para tudo, para trabalhar, mimar os animais e também passear e conhecer as paisagens e aldeias de Trás-os-Montes. Levei o coração cheio e por isso tenho a agradecer à AEPGA e a todos os membros (em especial ao burritos!) estes dias que ficar-me-ão na memória"
Maria Tavares


“Em tempos idos, foram eles a força motriz que permitiu ao povo Português cultivar a terra e subsistir nas condições agrestes do nordeste transmontano. No último século, devido à mecanização da agricultura e ao êxodo rural, assistimos ao decréscimo da população de burros, nomeadamente da raça mirandesa, a qual foi resgatada da quase extinção graças ao empenho da AEPGA. É neste sentido que existe o programa Voluntaria-te, no qual existe a possibilidade da população em geral poder contribuir para a manutenção e preservação desta raça e do património genético e cultural que lhe estão associados. Durante uma semana, os voluntários têm a oportunidade de ajudar a prestar os cuidados básicos de que os animais que estão a cargo da associação necessitam. Algumas das atividades consistem na alimentação, escovagem, medição da condição corporal, limpeza das camas e dos cascos. Além disso, o contacto social com os colaboradores da AEPGA foi extremamente enriquecedor através das conversas e troca de conhecimento. Aconselho vivamente esta experiência fantástica de contacto com a natureza na região do planalto mirandês. Sinto que levo comigo mais retorno do que o contributo que pude dar a este projeto tão meritório. Façam o mesmo e irão adorar!”
Tiago Mariano


“Uma semana como voluntário na AEPGA. Pela segunda vez participei numa semana de voluntariado realizada por esta associação do planalto Mirandês, cuja principal função é precisamente o que a sua sigla indica, o Estudo e a Proteção do Gado Asinino, com especial enfoque para o burro de Miranda. Foram dias bem passados, em que eu e outros voluntários, acompanhados por veterinários e outros funcionários, pudemos alimentar estes incríveis animais e prestar cuidados de saúde, entre outras atividades enriquecedoras. Mesmo quando não faço voluntariado, faço questão de visitar esta associação todos os anos. Pode parecer que é muito altruísta da minha parte, mas sou eu que mais ganho, e a paz que um animal destes nos transmite não tem preço. Se um dia visitar o centro, que se localiza na aldeia de Atenor, peça para poder abraçar um burro, e vai saber do que eu falo. Visitamos também a Palombar, uma associação de conservação da natureza que começou por se focar na recuperação e preservação dos pombais tradicionais, mas que hoje em dia é responsável por muitas outras atividades. Um obrigado àquela gente querida que nos recebeu.”
Daniel Martins