AEPGA

Acção de Formação em Vídeo

12 a 14 de julho de 2022

 

Luisa Mello (Brasil/Portugal)

Luisa Mello reside em Lisboa e é mestra em Realização de Cinema Documentário pelo DocNomads (2019, Portugal, Hungria e Bélgica). Atua como realizadora, diretora de fotografia e montadora no cinema e audiovisual. Com o foco em documentário autoral, a sua abordagem cinematográfica combina um cinema observacional com elementos ficcionais, geralmente com um estilo poético. Realizou diversas curtas-metragens como “Água e Sal” (2019, menções honrosas no Festival Caminhos do Cinema Português e no XX Encontros de Cinema de Viana) e “The rest of the yarn” (2019, prémio de melhor filme pelo Budapest Independent Festival); entre outras exibidas e premiadas em diversos festivais como IFFR International Film Festival Rotterdam, BogoShorts, Vienna Shorts. Além disso, foi coordenadora e professora da formação em cinema documental “Arquivo Especial de Uma Vida Normal” (2020/2021, Portugal); e deu workshops de cinema no projeto “Como se viu e como se vê” (2021, Portugal).

Jamie Allan (Reino Unido)

Jamie Allan é cineasta e curador residente no Reino Unido. Tem o mestrado em Realização de Cinema Documentário pelo DocNomads (Portugal, Hungria e Bélgica) e atualmente é o principal produtor e programador de imagem em movimento de artistas na HOME, Manchester (Greater Manchester Contemporary Arts Centre), concentrando-se na produção, distribuição e exibição de filmes. Com experiência em cinema comunitário e produção de documentários, ele é apaixonado por como a colaboração transdisciplinar e as práticas coletivas de cinema podem criar espaço para formas alternativas de contar histórias e modos de exibição. O seu trabalho pessoal em cinema foi exibido em vários festivais, galerias e arquivos, incluindo DocLisboa, Lisboa; Daarkom: Instituto Cultural Marroquino-flamengo, Bruxelas; Fortaleza de HohenSalzburg, Áustria; The Royal Standard, Liverpool; e o Arquivo de Filmes Independentes da China.

Laura Taillefer Viñas (Espanha)

Laura Taillefer é antropóloga e documentarista, mestra em Realização de Cinema Documentário pelo DocNomads (Portugal, Hungria e Bélgica) e profundamente interessada em educação, migração, género e desenvolvimento comunitário. Viveu em 7 países diferentes nos quais esteve envolvida em diversos projetos educativos, culturais e audiovisuais procurando compreender as diferentes realidades e aproximá-las das outras. Ela penetra de forma íntima em temas sociais e culturais tentando questionar as normas sociais com uma abordagem crítica e empática. Dirigiu quatro curtas-metragens em três países diferentes com uma grande variedade de temas, como “Seu Canto” (2020) e “Limitrofe” (2019). Além disso, trabalhou como parte da equipa de produção em vários filmes espanhóis, incluindo o longa-metragem “El faro de las Orcas”. Trabalhando com diversos grupos heterogéneos ela procura entender o outro, criando espaços comuns de reflexão e diálogo.

Atsushi Kuwayama (Japão)

Atsushi Kuwayama fez um bacharelato em Antropologia e mestrado em Realização de Cinema Documentário pelo DocNomads (Portugal, Hungria e Bélgica). Ele trabalhou com diferentes projetos de arte comunitária no Japão, EUA, Quirguistão, Portugal e Bélgica. A sua primeira curta-metragem “Até a pró/cima!” ganhou o prémio Sophia de melhor documentário estudantil da Academia Portuguesa de Cinema e teve a sua estreia mundial no HotDocs, Canadá. O seu segundo filme “Três Perdidos fazem Um Encontrado” estreou na Vision du Reel e foi exibido na Competição Portuguesa do DocLisboa 2019, vencendo o Prémio Escolas - Prémio ETIC para melhor filme da Competição Portuguesa. Atualmente desenvolve e implementa projetos que vão da animação, documentário, educação audiovisual à tradução literária, com foco específico na possibilidade de formação audiovisual como prática social. Através das suas oficinas e do seu próprio cinema, ele tenta desenvolver um método de pesquisa coletiva em torno de uma pergunta "como você quer morrer"?

Kopal Joshy (India)

É realizadora, diretora de fotografia e reside em Lisboa, Portugal. Em 2018, terminou o mestrado em realização de documentário DocNomads (Portugal, Hungria e Bélgica), com uma bolsa de estudos Erasmus +. Em 2015, terminou a sua licenciatura em produção de vídeo digital na Srishti School of Art, Design and Technology, na Índia. Em 2013, recebeu uma bolsa para estudar fotografia no Edinburgh College of Arts, na Escócia. O seu projeto atual 'Somos Dois Abismos' fez parte do laboratório de desenvolvimento Arché, orientado por Luciano Rigolini no Porto / Post / Doc Film Festival, Porto, em 2018. Em 2019, participou da residência artística Plano Frontal - Residência Cinematográfica, integrada no Festival Internacional de Documentário de Melgaço. Filmografia: Kurma (Realizadora, Índia, 2015), Columbófilo (Realizadora, Portugal, 2016), Farming Together Since ‘73 (Realizadora, Hungria, 2017) e Letters to Nowhere (Realizadora, Bélgica, 2017).