AEPGA

 

Conheça os burros que pode apadrinhar


ATENOR


Nome: Atenor
Cognome: O Brincalhão
Data de nascimento: 20/04/2005
Filiação: Curro (Pai) | Montanha (Mãe)
Local de residência: CVBM, Atenor
Ocupação extra-pastoreio: Companheiro de viagem
Personalidade e características: O Atenor é um dos burros mais viajados da AEPGA. À sua alma de viajante, alia o talento para a comédia, que as experiências passadas no teatro evidenciaram. Tem um gosto especial em cativar o público com as suas hilariantes habilidades, sendo a mais famosa de todas a forma como põe a sua comprida língua de fora. Conhecido também por ser guloso e gordinho, foi o primeiro burro que nasceu sob os cuidados da AEPGA, na aldeia que lhe deu o nome, Atenor. É por isso um embaixador por excelência da Raça Asinina de Miranda, e um divertido companheiro de caminhadas.



BULHACA

Nome: Bulhaca
Cognome: A Amorosa
Data de nascimento: 23/02/2006
Filiação: Outeiro (Pai) | Rita (Mãe)
Local de residência: CVBM, Atenor
Ocupação extra-pastoreio: Super-mãe
Personalidade e características: A Bulhaca conquista-nos com a sua ternura e o olhar dócil. Amiga inseparável da Dulcineia, aprendeu a ser mãe pela primeira vez em 2011, quando nasceu a burrinha primogénita Geleia. Seguiram-se o Inácio, a Lima, o Néctar, e a Romã. A Bulhaca demonstrou sempre ser muito responsável e cuidadosa com todos eles. Os pêlos brancos que lhe vão surgindo a pouco e pouco, e a forma serena como lida com os outros animais e com os seus cuidadores humanos denotam a sua maturidade. O seu modo de estar encoraja-nos de certa forma a adotar uma presença mais tranquila e tolerante, num mundo por vezes tão agitado e com tanto ruído à nossa volta.


 

BUXO

Nome: Buxo
Cognome: A Vedeta
Data de nascimento: 10/05/2006
Filiação: Trovisco (Pai) | Turquia (Mãe)
Local de residência: Quinta Pedagógica dos Olivais, Lisboa
Ocupação extra-pastoreio: Embaixador da Raça Asinina de Miranda
Personalidade e características: O Buxo é o embaixador da Raça Asinina de Miranda fora do solar da raça, relembrando que os burros de Miranda se encontram um pouco por todo o país. Vive na Quinta Pedagógica dos Olivais, em Lisboa, ao lado do Jagós, um burrico da raça do Burro da Graciosa. Juntos fazem uma excelente dupla representante das raças autóctones asininas portuguesas. Na Quinta, desempenha o seu papel de educador ambiental com mestria e charme. O Buxo é um burro citadino, forte e dócil, que adora receber visitas, especialmente se vierem acompanhadas de festinhas no focinho.


 

CUCA

Nome: Cuca
Cognome: A Serena
Data de nascimento: 11/04/2006
Filiação: Ascendência desconhecida
Local de residência: CVBM, Atenor
Ocupação extra-pastoreio: Jogging no lameiro
Personalidade e características: A Cuca é a “top model” do Centro de Valorização do Burro de Miranda (CVBM). Bonita e elegante, mantém a linha com os treinos diários que faz nos lameiros, acompanhada muitas vezes da sua grande amiga Dália. É uma das residentes mais antigas do CVBM, onde vive também a sua terceira filha, a Quietude, desde 2020. Além de atlética, a Cuca é uma burra recatada e observadora, apreciadora da tranquilidade do planalto mirandês.


 

DÁLIA

Nome: Dália
Cognome: A Dedicada
Data de nascimento: 28/02/2008
Filiação: Outeiro (Pai) | Ceteira (Mãe)
Local de residência: CVBM, Atenor
Ocupação extra-pastoreio: Gestão holística dos pastos
Personalidade e características: A Dália é uma fêmea robusta e amiga das suas amigas. Tem uma especial afeição pela Cuca, e reserva-lhe sempre um lugar junto a si na manjedoura. Foi mãe da Ibéria em 2013 e da Maia em 2016, duas burrinhas conhecidas pela sua beleza e carácter corajoso que são o seu orgulho. A Dália cultivou um curioso interesse por arquitetura românica, desde que viajou até Algosinho para dar a conhecer a turistas e seguidores da AEPGA a igreja desta aldeia, a propósito da campanha “11 Burros, 11 Destinos”. As bochechas brancas de pêlo macio são a imagem de marca da nossa Dália.

 

DOM QUIXOTE

Nome: Dom Quixote
Cognome: O Aprendiz
Data de nascimento: 06/03/2008
Filiação: Outeiro (Pai) | Serralves (Mãe)
Local de residência: CVBM, Atenor
Ocupação extra-pastoreio: Companheiro de viagem
Personalidade e características: O Dom Quixote tem a palavra “viajante” inscrita nos seus genes. Sempre pronto para meter cascos ao caminho, lado a lado com o seu habitual companheiro de viagem, o Atenor, gosta de se aventurar não só pelas paisagens do Nordeste Transmontano, mas também por muitos outros trilhos por todo o país. Para ele, mais importante do que chegar a um destino, é mesmo aproveitar o caminho e o que este tem para nos oferecer. E quando o caminho oferece folhas de freixo e de carvalho… Hmmm… O Dom Quixote não resiste e aproveita para petiscar e recarregar energias para os quilómetros seguintes.

 

DULCINEIA

Nome: Dulcineia
Cognome: A Companheira
Data de nascimento: 06/03/2008
Filiação: Outeiro (Pai) | Serralves (Mãe)
Local de residência: CVBM, Atenor
Ocupação extra-pastoreio: Irmã a tempo inteiro
Personalidade e características: Todo o D. Quixote tem a sua Dulcineia, e o nosso não é exceção. Este não é um par romântico, mas sim um par de gémeos. Eis Dulcineia, uma burra afável e fiel. Ter partilhado o ventre acabou por moldar a personalidade desta burrica que adora ter companhia por perto. Quando se tornou mais autónoma do irmão aventureiro, tornou-se a amiga cúmplice da Bulhaca, partilhando com ela todos os instantes, das brincadeiras às refeições. A baixa estatura da Dulcineia é inversamente proporcional ao seu companheirismo e meiguice.
 
 

GAIVOTA

Nome: Gaivota
Cognome: A Vigorosa
Data de nascimento: 20/04/2011
Filiação: Curro (Pai) | Serralves (Mãe)
Local de residência: CVBM, Atenor
Ocupação extra-pastoreio: Degustação de feno e aveia
Personalidade e características: Para a Gaivota os prazeres do pasto estão acima de tudo. Não o faz com uma gulodice desmedida, mas sim com algum critério, petiscando os alimentos e mastigando com vagar para distinguir odores e sabores. Irmã mais nova dos gémeos Dom Quixote e Dulcineia, é uma burra muito decidida, especialmente na hora de cativar as atenções para si. A Gaivota reconhece o seu nome, levantando bem alto as longas orelhas quando a chamamos!
 
 

GORONGOSA

Nome: Gorongosa
Cognome: A Casmurra
Data de nascimento: 15/05/2011
Filiação: Zêzere (Pai) | Castanha (Mãe)
Local de residência: CVBM, Atenor
Ocupação extra-pastoreio: Viver ao sabor do vento
Personalidade e características: A Gorongosa acha que as regras se fizeram para serem quebradas, assim como os ferrolhos para serem abertos. Astuta, um dia descobriu como abrir os portões e partiu à aventura, liderando uma incursão de burros pelos prados verdejantes da aldeia de Atenor. A fama de casmurrice dos burros com certeza foi inspirada na sua personalidade vincada, que põe à prova a paciência dos seus cuidadores. No entanto, não resiste aos mimos das pessoas que a visitam. Afinal de contas, dentro do peito dos rebeldes também bate um coração meigo. 

 

LAVANDA

Nome: Lavanda
Cognome: A Bela
Data de Nascimento: 13/03/2015
Filiação: Outeiro (Pai) | Ennie (Mãe)
Local de residência: CVBM, Atenor
Ocupação extra-pastoreio: Super Nanny
Personalidade e características: A nossa Lavanda é, tal como a flor, esguia e esbelta. É conhecida pelas suas orelhas peludas e pêlo longo, de tom castanho avermelhado, beleza que herdou da mãe Ennie. Tão bela quanto dócil, é uma jovem mãe de dois burrinhos, o Novelo e o Quercus, de quem cuidou e protegeu até crescerem e viajarem para lá do planalto mirandês. A Lavanda adora a hora da escovagem, pois para além de relaxante é importante para manter a pelagem cuidada e saudável, que depois exibe com orgulho e elegância pelos lameiros do Centro de Valorização do Burro de Miranda.


 

 NOA

Nome: Noa
Cognome: A Misteriosa
Data de Nascimento: 08/09/2017
Filiação: Grijó (Pai) | Hera (Mãe)
Local de Residência: CVBM, Atenor
Ocupação extra-pastoreio: Guardadora de segredos
Personalidade e características: O seu nome é Noa, e é com muita alegria que a apresentamos como a novidade da nossa Campanha de Apadrinhamento. Esta jovem burra herdou da sua mãe, Hera, os olhos doces e o gosto pelos mimos. Mesmo com uma presença discreta, de uma forma misteriosa, a Noa atrai para si os olhares dos visitantes e, claro, também as mãos, que não resistem a cobri-la de festas e carinho. Em 2022 foi mãe de primeira viagem do pequeno Sabor. A Noa revelou uma capacidade inata extraordinária para a maternidade, tendo mesmo amamentado um outro burrinho que necessitava de uma mãe adotiva. De patas assentes na terra e orelhas no ar, a Noa tem um grande coração onde cabem muitas novas madrinhas e padrinhos!


 



Nome:
Cognome: O Tranquilo
Data de nascimento: Outubro de 2003
Filiação: Ascendência desconhecida
Local de residência: CVBM, Atenor
Ocupação extra-pastoreio: Prática da meditação
Personalidade e características: Com o passar das estações, o Tó tornou-se o avô afetivo dos burros do Centro de Valorização do Burro de Miranda. A risca no dorso e o pelo cinzento tornam-no facilmente identificável no meio de tantos burros castanhos e revelam que este veterano não é um burro da raça de Miranda. Acolhido quando ficou órfão em 2003, o Tó foi alimentado a biberão no seu início de vida e cresceu harmoniosamente com os restantes burrinhos da AEPGA, para quem as diferenças nada significam na hora de criar amizades ou de exibir quaisquer comportamentos naturais da espécie asinina. A presença do Tó relembra que para a AEPGA, nenhum burro é esquecido… e o Tó é certamente inesquecível.