AEPGA

 

ATENOR

Nome: Atenor
Cognome: O Brincalhão
Data de nascimento: 20/04/2005
Filiação: Curro (Pai) | Montanha (Mãe)
Local de residência: CVBM, Atenor
Ocupação extra-pastoreio: Companheiro de viagem, Ator, Embaixador da Raça Asinina de Miranda
Habilidade especial: Deitar a língua de fora
Peripécia do Ano: Após vários anos em digressão pelo país e estrangeiro, este talentoso ator retirou-se do mundo do espetáculo. Foi no Festival L Burro I L Gueiteiro, em 2018, que Atenor participou pela última vez no "Arre: peça para dois burros e dois actores" uma produção conjunta entre a Companhia Rei Sem Roupa e a AEPGA. Como estrela que é, o Atenor continua a brilhar e a cativar o público com as suas hilariantes habilidades.


BULHACA

Nome: Bulhaca
Cognome: A Amorosa
Data de nascimento: 23/02/2006
Filiação: Outeiro (Pai) | Rita (Mãe)
Local de residência: CVBM, Atenor
Ocupação extra-pastoreio: Podadora de árvores e sebes
Habilidade especial: Super-mãe
Peripécia do Ano: O Néctar – a última cria da Bulhaca - já se emancipou e agora a sua mãe encontra-se mais disponível. Com tempo, foi capaz de acompanhar atentamente todas as atividades que decorreram no CVBM, ao longo do ano, e durante o campo de trabalho voluntário em prol da biodiversidade daquele espaço, inspecionou atentamente a construção dos muros de pedra e orientou com destreza a colocação das caixas-ninho. Uma verdadeira super-mãe sempre preocupada com a gestão da casa, de forma a garantir o bem-estar de todos, especialmente dos mais pequeninos.


 

BUXO

Nome: Buxo
Cognome: A Vedeta
Data de nascimento: 10/05/2006
Filiação: Trovisco (Pai) | Turquia (Mãe)
Local de residência: Quinta Pedagógica dos Olivais, Lisboa
Ocupação extra-pastoreio: Embaixador da Raça Asinina de Miranda
Habilidade especial: Zurrador
Peripécia do ano: O Buxo continua a fazer jus ao seu cognome. Agora, na companhia do Jagoz – um burro anão da ilha da Graciosa, do arquipélago dos Açores –, não se deixa ficar para trás e de forma a desviar as atenções do seu amigo Jagoz e a manter o seu estrelato, aprimorou o seu zurro e já se ouve falar deste zurrador a quilómetros de distância. Não há forma de o calar!

 

CUCA

Nome: Cuca
Cognome: A Serena
Data de nascimento: 11/04/2006
Filiação: Ascendência desconhecida
Local de residência: CVBM, Atenor
Ocupação extra-pastoreio: Jogging no Lameiro
Habilidade especial: Guarda-costas da amiga Dália
Peripécia do Ano: A Cuca é uma autêntica atleta. Distinguiu-se de todos os demais burros, ao conseguir a proeza de ser a que mais voltas deu ao lameiro num curto espaço de tempo, conquistando assim o "Casco de Ouro", galardão concedido no campeonato de jogging que decorreu no CVBM, na primavera deste ano.

 

DÁLIA

Nome: Dália
Cognome: A Dedicada
Data de nascimento: 28/02/2008
Filiação: Outeiro (Pai) | Ceteira (Mãe)
Local de residência: CVBM, Atenor
Ocupação extra-pastoreio: Gestão holística do gado e dos pastos
Habilidade especial: Guarda-costas da amiga Cuca
Peripécia do Ano: Sempre muito preocupada com a manutenção da sua condição corporal exemplar, a Dália tem dedicado o seu tempo a uma cuidada análise nutricional de tudo o que come. Gosta de passar as tardes em longas conversas com os seus amigos e amigas burras, partilhando as suas receitas e conhecimentos sobre as plantas mais nutritivas, dando dicas relevantes a todos os que pretendem seguir uma dieta saudável e a manter uma boa forma física.

 

DOM QUIXOTE

Nome: Dom Quixote
Cognome: O Aprendiz
Data de nascimento: 06/03/2008
Filiação: Outeiro (Pai) | Serralves (Mãe)
Local de residência: CVBM, Atenor
Ocupação extra-pastoreio: Companheiro de viagem
Habilidade especial: Líder dos passeios com Burros
Peripécia do Ano: Além de ser um extraordinário companheiro de viagem, este verão o Dom Quixote estreou-se como professor na educativa "Aula do Burro". Visitou diferentes cidades do litoral do país, dando a conhecer a raça asinina de Miranda – vulgarmente conhecido como Burro de Miranda -, o seu ciclo de vida, características e usos, assim como a promover e divulgar os cuidados de que necessita para ser um burro feliz. Bravo Dom Quixote!

 

DULCINEIA

Nome: Dulcineia
Cognome: A Companheira
Data de nascimento: 06/03/2008
Filiação: Outeiro (Pai) | Serralves (Mãe)
Local de residência: CVBM, Atenor
Ocupação extra-pastoreio: Irmã a tempo inteiro
Habilidade especial: Super-amiga
Peripécia do Ano: No mês de outubro, a Dulcineia retomou as suas responsabilidades de irmã mais velha com o nascimento do seu novo irmão, o Outono. Está tão orgulhosa com o petiz, que o tenta acompanhar para todo o lado, garantindo que cresça feliz e saudável. Uma verdadeira irmã babada! 

 

GAIVOTA

Nome: Gaivota
Cognome: A Vigorosa
Data de nascimento: 20/04/2011
Filiação: Curro (Pai) | Serralves (Mãe)
Local de residência: CVBM, Atenor
Ocupação extra-pastoreio: Trekking no Nordeste Transmontano
Habilidade especial: Namoradeira
Peripécia do ano: Os males de amor não são exclusivos das pessoas. Este foi um ano complicado para a Gaivota que teve um amor não correspondido. Porém, pôde contar com os amigos para se distrair ao fazer longas caminhadas pelo território. Entretanto, com tanta caminhada e namorisco, a Gaivota sonha já com um novo amor!

 

GORONGOSA

Nome: Gorongosa
Cognome: A Casmurra
Data de nascimento: 15/05/2011
Filiação: Zêzere (Pai) | Castanha (Mãe)
Local de residência: CVBM, Atenor
Ocupação extra-pastoreio: Viver ao sabor do vento
Habilidade especial: Super-teimosa
Peripécia do ano: A Gorongosa é uma burra muito engenhosa! Conhecedora profunda do funcionamento dos ferrolhos dos portões, desencaminha todos os outros colegas orelhudos a explorar os arrabaldes do CVBM. O seu sonho sempre foi partir à aventura, viver ao sabor do vento, dedicando-se nas horas vagas à organização de expedições asininas pelo Planalto Mirandês.

 

HERA

Nome: Hera
Cognome: A Mimalha
Data de nascimento: 20/05/2012
Filiação: Zuck (Pai) | Dora (Mãe)
Local de residência: CVBM, Atenor
Ocupação extra-pastoreio: Exigir mimos
Habilidade especial: Desviar as atenções
Peripécia do ano: A Hera continua a descobrir os desafios da maternidade, ao ver a sua pequena Noa entrar na idade da puberdade. Como qualquer mãe burra, preocupam-na as companhias e as brincadeiras que anda a tramar com os outros burrancos e burrancas. Contudo, a mãe Hera está a aprender que o afastamento faz parte do crescimento e que ambas podem contar com a ajuda de todos - burros e pessoas.

 

LAVANDA

Nome: Lavanda
Cognome: A Bela
Data de Nascimento: 13/03/2015
Filiação: Outeiro (Pai) | Ennie (Mãe)
Local de residência: CVBM, Atenor
Ocupação extra-pastoreio: Super Nanny
Habilidade especial: Deixar os outros burros de orelhas em pé
Peripécia do ano: A Lavanda teve de se despedir do seu burranquito Novelo que, criado e já independente, rumou a outras paragens. No entanto, e como tem um amor infinito para dar, a Lavanda dedica parte do seu tempo e atenção aos outros pequenotes que se passeiam pelo Centro, participando também na sua educação e desenvolvimento saudável.

 



Nome:

Cognome: O Tranquilo 
Data de nascimento: Outubro de 2003
Filiação: Ascendência desconhecida
Local de residência: CVBM, Atenor
Ocupação extra-pastoreio: Prática da meditação 
Habilidade especial: Contemplador de espaços naturais
Peripécia do ano: Um ano após ter entrado na reforma, o Tó descobriu a sua verdadeira vocação: respirar e meditar. Sem grande esforço, convenceu vários dos seus colegas, que partilham o mesmo teto com ele, a seguir os seus passos. O Centro tem estado mais sereno, relaxado e algo nos diz que isto tem a ver com o Tó…e os seus cuidadores agradecem.

 

 

?title=0&byline=0&portrait=0&badge=0&api=1&player_id=player_10" width="588" height="331" frameborder="0" webkitAllowFullScreen mozallowfullscreen allowFullScreen>