AEPGA

 

A AEPGA irá realizar a formação "Aproveitamento e Gestão dos Recursos Hídricos na Agricultura", com o formador Bruno Nunes, entre os dias 2 a 5 de Novembro de 2024, na aldeia de Atenor, concelho de Miranda do Douro.

Devido às mudanças climáticas, as chuvas no nosso país tendem a diminuir e a ser mais concentradas no tempo e no espaço, o que agrava  os períodos de seca em regiões onde a falta de água já é comum e leva a um risco maior de secas agrícolas, afectando plantações, e secas ecológicas, aumentando a vulnerabilidade dos ecossistemas. Com base em princípios da agroecologia e da permacultura, pretendemos demonstrar que a solução para estes problemas não passa pela manutenção dos métodos de produção "tradicionais" nem e pela aplicação de agroquímicos, mas pelo uso eficiente dos recursos, designadamente a água e o solo, que nos permitirá assegurar que, cultivos que sempre foram de sequeiro, como o olival e o amendoal, continuem a sê-los.
 
Ao longo da formação iremos aprender diferentes métodos de aproveitamento e gestão dos recursos hídricos que possibilitarão:
 - Aumentar a captação e a infiltração das águas pluviais nos nossos solos, mantendo a água no sistema e reduzindo a erosão do solo com o uso de técnicas como “Diversion drain/Swale” e o uso das curvas de nível;
- Encaminhar as águas pluviais que escorrem pelas estradas e caminhos agrícolas, disponibilizando-a aos nossos cultivos; 
- Seleccionar culturas tolerantes à seca e diferentes associações de cultivos, para um máximo aproveitamento dos recursos hídricos; 
- Criar solo e melhorar a sua qualidade e fertilidade, sem o uso e abuso de adubos químicos e sem necessidade de revolver a terra, e utilizando eficientemente a água.
 
Esta formação constará de dois módulos principais: o curso básico (2 dias) e o curso avançado (2 dias). Os participantes do curso básico poderão dar continuidade à aprendizagem e à aquisição de conhecimentos, inscrevendo-se no curso avançado. Recomendamos a participação no curso avançado, uma vez que é uma oportunidade de aplicar e testar os conhecimentos adquiridos no primeiro módulo e de conseguir implementar por si próprio, um pequeno projecto sob a orientação do formador.
 
Esperamos que este curso seja do seu interesse. Juntos podemos melhorar os nossos solos, usar mais eficientemente a água, produzir comida de qualidade e criar um mundo mais verde onde é possível viver em harmonia com a natureza.
 
Saiba mais informações, conheça o programa e faça a sua inscrição