AEPGA

 

Estágio extracurricular em Medicina Veterinária na AEPGA

O futuro do cuidado animal está nas mãos dos jovens do presente. É com agrado que a AEPGA recebe estudantes de diversas áreas, que aqui desejam vivenciar uma experiência prática do trabalho com os burros. Leonor Senra, estudante do 3º ano de Medicina Veterinária na CESPU, realizou um estágio extracurricular na AEPGA, de 29 de julho a 17 de agosto. No final deste período, escreveu um relatório da sua experiência. Aqui partilhamos excertos desse depoimento.

"Neste estágio acompanhei os médicos veterinários, Doutor Daniel Bacellar e Doutora Belén Leiva, nas suas rotinas diárias. As atividades realizadas eram bastante variadas. Normalmente, o dia começava por atender às necessidades dos asininos nos centros da associação. (...) Já fora destes espaços, também acompanhei os médicos veterinários em serviços ao domicílio. Ao percorrer várias aldeias, deparei-me com diversas situações às quais foi sempre procurado fornecer-me o contexto necessário para entender melhor o caso. Foi, por exemplo, o caso de uma burra de 21 anos que apresentava dificuldade a defecar. (...) Outros casos incluíram, por exemplo, o da Tulipa, uma burra de 2 anos que apresentava ferimento no membro posterior esquerdo resultante da utilização de uma corda mais áspera ao toque. Outro exemplo envolveu uma burra que apresentava substância mucosa no nariz, provavelmente, resultante de problemas dentários. (...)
Dado que o Doutor Daniel tem como uma das áreas de maior dedicação a odontologia, tive a oportunidade de o observar a exercê-la. Foram realizados procedimentos diversos, desde check-ups de rotina a sedação e extração dentária. A complexidade inerente desta técnica é inegável, o que tornava ainda mais impressionante a naturalidade e facilidade com que era executada. Dado que nunca tinha presenciado atividade remotamente parecida, foi certamente uma experiência que tornou o estágio mais inovador e enriquecedor.

Também tive a oportunidade de aprender métodos de avaliação de dor em burros, algo que pode ser desafiante, dado a personalidade estóica característica destes animais. (...) Estas abordagens práticas permitem obter uma ideia precoce do nível de desconforto e gravidade da condição bucal do animal.
Gostava ainda de destacar outro aspeto que me chamou à atenção e me agradou muito: a consideração dada ao comportamento animal. Para obter um comportamento desejado, constatei que se procura estimular e ensinar os burrinhos através do reforço positivo, permitindo obter o objetivo desejado sem prejudicar o bem-estar destes animais. (...) Este processo permite orientar o treino de forma a obter o comportamento ideal que facilite o maneio no futuro e estabeleça uma ligação de confiança entre pessoa-animal.
No entanto, a medicina nem sempre é previsível, sendo essencial a capacidade de agir de forma ponderada e eficaz em situações de pressão. Um dos casos mais marcantes deste estágio, que comprovou este facto, foi o da Rosinha, uma burrinha a ser cuidada no CAB. Numa manhã, mostrou indisposição a comer, principalmente ração, o que gerou imediata preocupação dado a particular predileção normalmente apresentada pelos asininos a este alimento, não sendo a burrinha em causa exceção. (...) Após um período inicial de integração, foi-me dada alguma autonomia. Foi desta forma que tive o prazer de realizar o meu primeiro penso. A burrinha em causa era a Tília que, apesar de já ter recuperado do abcesso anterior, começou a mancar novamente. (...)

Por fim, toda a equipa é bem-disposta, unida, compreensiva e acolhedora, demonstrando um ambiente de trabalho exemplar, essencial para o sucesso desta atividade. Fui muito bem recebida e apoiada em todas as situações, sendo-me transmitido todos os tipos de conhecimento e também fornecidas diversas oportunidades para aprender. Sei que fiquei com memórias para toda a vida e revelo grande contentamento em ter-me sido dada a oportunidade de estagiar com a AEPGA este verão."

Estamos agradecidos à Leonor pelo seu empenho e dedicação para com o bem-estar dos burros. Seguimos de portas abertas a outros estagiários que desejem seguir o seu exemplo.