AEPGA

 

A Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) é uma organização não-governamental de ambiente (ONGA). Criada 2001, o seu trabalho tem sido sobretudo orientado para a preservação do Burro de Miranda, a sua promoção e dignificação, não só enquanto património genético, mas também como importante património cultural. Nesse sentido, além da proximidade que mantém com os criadores, de forma a garantir o bem-estar de burros e mulas, tem vindo a organizar atividades que divulguem a riqueza cultural do solar deste animal – o Planalto Mirandês. Grande parte destas atividades pedagógicas tem um carácter essencialmente lúdico – sejam eventos ou simples caminhadas -, embora esteja a ser dado um relevo cada vez maior à componente (in)formativa, na forma de
incentivos à investigação e de promoção de cursos e formações. Esta abordagem abrangente – que parte do princípio fundamental de que o burro deve ser visto como um todo, composto por dimensões biológicas, ecológicas e culturais – resulta assim num projeto multidisciplinar com impacto em diversas áreas de ação.

A AEPGA tem aberta uma vaga para Médica(o) Veterinária(o) em regime de contrato de trabalho ao abrigo do Programa de Estágios Profissionais do IEFP (ATIVAR). Procuramos uma pessoa motivada e dinâmica, com espírito cooperativo e de preferência com experiência na prática clínica de equídeos.
Deve ter vontade de aprender e partilhar, e estar disposta a deslocar-se ao Planalto Mirandês para participar neste trabalho que envolve um contacto diário com burros, natureza, criadores e uma realidade rural muito particular.

Se tens vontade de trabalhar e sentes motivação por grandes causas, este estágio pode ser para ti.

Posto:
Médica(o) Veterinária(o) como colaborador(a) do departamento de veterinária da AEPGA.

Local:
Centro de Acolhimento do Burro, localizado na aldeia de Pena Branca, no concelho de Miranda do Douro e Centro de Atividades Lúdico-Pedagógicas, localizado na aldeia de São Joanico, no concelho de Vimioso. Ocasionalmente, serviço veterinário externo a nível regional e nacional.

Funções:
- Manutenção e participação na rotina veterinária do Centro de Acolhimento do Burro (apoio clínico aos animais, manutenção diária dos centro, manutenção da base de dados);
- Campanha de Sanidade e Bem-estar Animal (desparasitações, cuidados dentários, aparo corretivo de cascos e participação nas diferentes ações de formação e esclarecimento aos criadores e proprietários de burros);
- Participação no desenvolvimento de estudos científicos diretamente relacionados com os asininos;
- Consultas médico-veterinárias;

Requisitos obrigatórios:
- Mestrado em Medicina Veterinária;
- Conhecimentos básicos de informática (Word, utilização de internet, etc.) e domínio da ferramenta Excel;
- Conhecimento de línguas (no mínimo, domínio do Inglês).

Requisitos preferenciais:
- Experiência profissional em clínica de grandes animais;
- Experiência em informatização de dados e gestão de bases de dados;
- Experiência com trabalho associativo;
- Carta de condução B;
- Viatura própria

Perfil
- Identificação com o mundo associativo e com a missão da associação;
- Carácter dinâmico e pró-ativo;
- Capacidade de iniciativa e facilidade de interação em trabalho de grupo;
- Capacidade de respeitar a orgânica funcional da associação;
- Capacidade de residir numa região despovoada e predominantemente rural.

Apenas deverão enviar a candidatura os candidatos que reúnam na totalidade os requisitos obrigatórios.

As candidaturas (curriculum vitae acompanhado de carta de motivação) deverão ser enviadas até dia 15 de Setembro de 2023, para o email aepga@aepga.pt.