
AEPGA • Boletim Informativo • Alforjica nr 12 | 2019
Nos nossos boletim anuais procuramos destacar cada uma das vertentes do trabalho da AEPGA. Na edição nº 12, editada em 2019, o mote foi “Conhecer para defender”, tendo consciência que informar e sensibilizar, tanto os criadores como o público em geral, é essencial para estimular a proteção do Burro de Miranda, favorecendo em paralelo o bem-estar e desenvolvimento socioeconómico das populações rurais.
A par da manutenção da qualidade de vida dos asininos, a equipa de veterinários e ferrador da Campanha de Sanidade e Bem-estar que percorre o país, tem a importante missão de consciencializar os criadores e proprietários de burros para boas práticas de maneio, assim como requisitos básicos e rotinas diárias que devem ser estabelecidas com estes animais.
Neste número, a conversa foi com Doutor Miguel Quaresma, médico veterinário e docente convidado da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), e debruça-se sobre iniciativas futuras e protocolos de cooperação entre ambas as instituições, assim como as recomendações deste doutorado em análise de demografia e reprodução da raça asinina de Miranda.
Ao descarregar a Alforjica 2019 terá também oportunidade de saber mais sobre a Aula do Burro, onde se ensinam as especificidades desta raça autóctone, e o Jogo do Burro, uma forma divertida de aprender conceitos como bem-estar, nutrição, biologia e maneio destes simpáticos animais.