AEPGA

 

Os editoriais dos nossos boletins anuais sempre serviram como ponto de reflexão para os caminhos que devemos seguir, no que toca à proteção da raça asinina de Miranda. Em 2012 a grande questão era se a preservação destes animais se devia concentrar na manutenção do seu património genético, assegurando condições de viabilidade económica mas descurando a sua dimensão cultural. Ou se, pelo contrário, a importância cultural deveria ter um papel de maior destaque, sobrepondo-se a projetos económicos que nem sempre levam em conta bem-estar e o uso tradicional destes animais. Este foi um dos temas de debate na 10ª edição do festival L Burro i L Gueiteiro, evento que tinha precisamente o dom de enaltecer o uso do Burro na cultura popular contribuindo para dinamizar a economia da região, com a presença de muitos visitantes com vontade de percorrer o Planalto Mirandês.
Nesse mesmo ano realizou-se o I Congresso Internacional de Medicina Veterinária de Asininos, em colaboração com a AEMV – UTAD, com a participação de vários especialistas internacionais de renome, estabelecendo a AEPGA como a principal plataforma de investigação na área.
Na Alforjica nr. 6 dá-se também a conhecer os nascimentos de 2012, entre eles o da Hera, uma das protagonistas da Campanha de Apadrinhamento que ali se pode ver ao lado da sua mãe, Dora.