AEPGA

 

 Alforje é uma bolsa com dois compartimentos que se coloca no dorso dos burros, para transporte de mantimentos ou outros objetos. No planalto mirandês, onde eram confecionados em teares antigos com restos de tecidos, às vezes usa-se a expressão em diminutivo carinhoso: uma alforjica levada pelo burrico.
Alforjica é também o boletim anual enviado para os sócios da AEPGA, assim como para os padrinhos e madrinhas dos burros da Campanha de Apadrinhamento. Neste jornal dão-se notícias do ano anterior, como nascimentos ou eventos, revelam-se as peripécias dos animais apadrinhados, dá-se voz a voluntários ou participantes das atividades que organizamos, fazem-se entrevistas com biólogos, veterinários e outras personalidades que colaboram connosco. Um dos pontos fundamentais é também destacar, em cada número, os diferentes papéis assumidos pelo Burro de Miranda: como símbolo da cultura de uma região, como motor de práticas sustentáveis, como guia de passeios ou como educador, através do qual se podem ensinar conceitos como bem-estar animal, especificidades da espécie em geral e da raça em particular, maneio e cuidados básicos.
Para receber este boletim anualmente em sua casa, faça-se sócio ou apadrinhe um burro. Nesta página estarão disponíveis, em pdf, os exemplares atuais e anteriores da Alforjica. Faça o download e fique a saber mais sobre o Burro de Miranda, a nossa missão para a sua conservação e todo o trabalho que temos desenvolvido até à data.