
AEPGA • Boletim Informativo • Alforjica nr 10 | 2016
O editorial da Alforjica nr 10, datada de dezembro de 2016, debruça-se sobre a importância da preservação do Burro de Miranda para o dinamismo cultural da região. Na sua missão para evitar a extinção desta raça autóctone, o trabalho da AEPGA não se limitou a conservar o património genético, mas também deu às populações locais um motivo de orgulho, ao valorizar a ruralidade no seu todo, evidenciando a sua riqueza natural e cultural. Com a existência da AEPGA, o Burro passou a ser um veículo de cultura: a uma zona despovoada e esquecida trouxe festivais, animação, público e artistas, que por sua vez fizeram ecoar nas suas áreas – fosse fotografia, cinema ou teatro – as tradições, músicas e costumes que descobriam no Planalto Mirandês.
Neste número procuramos também elucidar sobre a diferença entre raça, espécie e variedade e damos conta de outras iniciativas levadas a cabo, como a celebração do Dia do Burro, a vinda – e as impressões - de voluntários de vários países europeus e a companha de bem-estar animal, que dá apoio aos criadores.
Tradutor, escritor e etnomusicólogo, Ed Emery começou por se interessar pelos burros e mulas que transportam pessoas e cargas na ilha grega de Hydra, onde não são permitidos veículos motorizados. Essa situação transformou o local num oásis de tranquilidade, onde é a música a preencher a paisagem sonora. Foi, pois, entre a ilha de Hydra e Londres que Ed Emery se propôs a organizar a “Donkey Conference”, evento bianual que junta especialistas para falar sobre a importância de asininos e muares nas culturas de todo o mundo. Na entrevista Ed Emery fala-nos da importância do estudo do Burro numa perspetiva histórica e dos seus diferentes papéis desempenhados ao longo dos tempos.
Fique ainda a saber quais foram os nascimentos de 2016 e conhecer os episódios mais marcantes dos burros da Campanha de Apadrinhamento nesse ano.