AEPGA

 

A Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) é uma organização não-governamental de ambiente (ONGA). Criada 2001, o seu trabalho tem sido sobretudo orientado para a preservação do Burro de Miranda, a sua promoção e dignificação, não só enquanto património genético, mas também como importante património cultural. Nesse sentido, além da proximidade que mantém com os criadores, de forma a garantir o bem-estar de burros e mulas, tem vindo a organizar atividades que divulguem a riqueza cultural do solar deste animal – o Planalto Mirandês. Grande parte destas atividades pedagógicas tem um carácter essencialmente lúdico – sejam eventos ou simples caminhadas -, embora esteja a ser dado um relevo cada vez maior à componente (in)formativa, na forma de
incentivos à investigação e de promoção de cursos e formações. Esta abordagem abrangente – que parte do princípio fundamental de que o burro deve ser visto como um todo, composto por dimensões biológicas, ecológicas e culturais – resulta assim num projeto multidisciplinar com impacto em diversas áreas de ação.

A AEPGA tem aberta uma vaga para Médica(o) Veterinária(o) em regime de contrato de trabalho. Preferencialmente ao abrigo do Programa de Estágios Profissionais do IEFP. Procuramos uma pessoa motivada e dinâmica, com espírito cooperativo e de preferência com experiência na prática clínica de equídeos.
Deve ter vontade de aprender e partilhar, e estar disposta a deslocar-se ao Planalto Mirandês para participar neste trabalho que envolve um contacto diário com burros, natureza, criadores e uma realidade rural muito particular.
Caso não tenhas a possibilidade de realização do estágio profissional, e tenhas muito interesse em trabalhar com asininos, envia o teu CV e carta de motivação e entra em contacto com a AEPGA.

Se tens vontade de trabalhar e sentes motivação por grandes causas, este estágio pode ser para ti.

Posto:
Médica(o) Veterinária(o) como colaborador(a) do departamento de veterinária da AEPGA.

Local:
Centro de Valorização do Burro de Miranda (CVBM), localizado na aldeia de Atenor, no concelho de Miranda do Douro, no Centro de Acolhimento do Burro (CAB), localizado na aldeia de Pena Branca, no concelho de Miranda do Douro e Centro de Atividades Lúdico-Pedagógicas (CALP), localizado na aldeia de São Joanico, no concelho de Vimioso. Ocasionalmente, serviço veterinário externo a nível regional e nacional.

Funções:
- Manutenção e participação na rotina veterinária nos centros da responsabilidade da AEPGA (apoio clínico aos animais, manutenção diária dos centro, manutenção da base de dados);
- Campanha de Sanidade e Bem-estar Animal (desparasitações, cuidados dentários, aparo corretivo de cascos e participação nas diferentes ações de formação e esclarecimento aos criadores e proprietários de burros);
- Participação no desenvolvimento de estudos científicos diretamente relacionados com os asininos;
- Consultas médico-veterinárias;

Requisitos obrigatórios:
- Mestrado em Medicina Veterinária;
- Conhecimentos básicos de informática (Word, utilização de internet, etc.) e domínio da ferramenta Excel;
- Conhecimento de línguas (no mínimo, domínio do Inglês).

Requisitos preferenciais:
- Experiência profissional em clínica de grandes animais;
- Experiência em informatização de dados e gestão de bases de dados;
- Experiência com trabalho associativo;
- Carta de condução B;
- Viatura própria (preferencialmente)

Perfil
- Identificação com o mundo associativo e com a missão da associação;
- Carácter dinâmico e pró-ativo;
- Capacidade de iniciativa e facilidade de interação em trabalho de grupo;
- Capacidade de respeitar a orgânica funcional da associação;
- Capacidade de residir numa região despovoada e predominantemente rural.

Apenas deverão enviar a candidatura os candidatos que reúnam na totalidade os requisitos obrigatórios.

As candidaturas (curriculum vitae acompanhado de carta de motivação) deverão ser enviadas até ao dia 30 de Junho de 2025, para o email aepga@aepga.pt.